terça-feira, 4 de agosto de 2015

Resenha : Magisterium - O Desafio de Ferro da Holly black e Cassandra Clare

Autor : Holly Black e Cassandra Clare
Editora: #irado
Avaliação: 4/5 










O Desafio de Ferro conta a história de Callum Hunt um garoto manco que tem um pai mago que se afastou da magia desda morte de sua mãe e culpa a morte da mesma pela magia. 
"Call, você precisa me ouvir. Você não sabe o que você é."
Quando algumas crianças completam 12 anos são chamadas para participar do Desafio de Ferro que é um teste para entrar no colégio Magisterium que ensina magia. 
Todas as crianças que vão para o desafio querem tirar notas máximas em todos os testes e ser escolhidos por um dos diversos mestres que irá ensina-los, porém Call não é uma dessas crianças. Seu pai sempre lhe alertou sobre a magia e a ficar longe dos magos e dessa escola, por isso ele deve falhar.
Ele leva bomba em praticamente todos os testes, todos menos um, em que tira nota máxima. Porém quando os mestres devem escolher seus aprendizes, o mestre Rufus escolhe Call deixando seu pai e ele surpresos.
"- Não era o seu lugar - ele cuspiu as palavras em Jasper. - Não se trata apenas de pontos, mas sim de quem cada mestre deseja ensinar. E eu posso perceber muito bem por que o Mestre Rufus não quis você."
Contra a própria vontade e a vontade do pai, Call segue para a escola de magia com um plano em mente: fugir o mais rápido possível de lá. 
Call não leva o plano tão a sério depois de aprender um pouco mais sobre a magia dos elementos. 
O mestre Rufus ensina seus aprendizes: Aaron, Call e Tamara a controlar e a ter foco nos elementos para a prática da magia e os ensina que:

  • O Fogo quer queimar
  • A Água quer fluir 
  • O Ar quer se erguer
  • A Terra quer unir 
  • O Caos quer devorar.
Uma coisa que chama a atenção nessa história é que Call narrador personagem não é o personagem principal. Já vou explicar isso direitinho.
Como em toda as histórias e nessa também há sempre um vilão, que é mais conhecido como Inimigo da Morte, que é um Makar: um mago que tem a habilidade de controlar o caos.E somente um outro Makar pode detê-lo e há rumores de que um novo Makar está entre os alunos do Ano de Ferro que é o primeiro ano na Magistérium.
Você já deve ter percebido que que Call não é o Makar, porém ele é revelado nas últimas 100 páginas assim como todas as outras grandes revelações do livro.
 No começo, eu não consegui me conectar muito com o livro porque eu sempre pensava "esse livro está muito 'parecido' com Harry Potter da J.K.Rowling" , mas ao mesmo tempo que a história é parecida como: a escola de magia, o garoto que não sabia que era mago, o trio, o vilão que não quer morrer, etc. A história toma alguns rumos diferentes o que torna tudo bem surpreendente.
"Ele tinha amigos pela primeira vez na vida, amigos que não o achavam muito estranho nem o consideravam um ser de outro mundo por causa de sua perna. Ele tinha a magia. Não queria desistir de nada disso, apesar de ter prometido exatamente o contrário." 
O final do livro as últimas 100 páginas para mim é realmente a melhor parte do livro, em que a história engata em um rumo e as revelações do mesmo se tornam algo realmente surpreendente e inesperado. Sério choquei com o final do livro.
Apesar das semelhanças com Harry Potter  eu recomendo e muito esse livro. Eu comprei na Saraiva por 10 reais e realmente foram os 10 reais mais bem gastos da minha vida.
A série terá 5 livros e o só tem o 1º já lançado. O 2º será lançado no final deste ano em inglês  ai é esperar que a editora traduza o mais rápido possível! 
"- Callum Hunt, siga em frente - ele disse." 
Eu fiquei em uma pequena ressaca literária, mas nada que seja assustador! como alguns livro nos deixam. Mas depois desse maravilhoso livro eu li a versão em mangá de Alice no País das Maravilhas que é igualmente bom. 

Espero que tenham gostado da resenha e leiam esse livrinho precioso! 
"OS PENSAMENTOS SÃO LIVRES E NÃO OBEDECEM NENHUMA REGRA"
Fotos: acervo pessoal














Nenhum comentário:

Postar um comentário